quarta-feira, 8 de junho de 2016

Sábado, 11 Junho: Documentário "Cielito rebelde" (com realizadores) + Jantar




 
19h30 - Projecção do documentário "Cielito rebelde - vozes do México que resiste" (com a presença de realizadores)

21h - Jantar vegano



«Uma viagem ao México que resiste ao neoliberalismo. Vozes de uma terra onde ninguém renuncia, onde imaginar um mundo que inclui outros mundos não é apenas um slogan, mas uma prática diária real e constante.
Começámos a pensar coletivamente, a imaginar um projeto. A forma que escolhemos é a do documentário. Uma série de entrevistas que podem apresentar diferentes olhares sobre o México e as lutas que a animam.
Nos estados que passaram entrámos em contato com vários ativistas e militantes de organizações radicais e anti-capitalistas, tentando captar o sentimento comum que vive em torno do "discurso revolucionário" no México de hoje.
Falando do capitalismo e da resistência, da comunidade e da autonomia, aprendemos que, apesar de tudo, pensar um futuro revolucionário e agir num presente tão complexo pode ser uma prática diária. Vimos como podemos falar de tudo com uma simplicidade desarmante. A mesma simplicidade com que em mais de duas décadas os camponeses , em Chiapas, têm conseguido resistir aos ataques do governo, na construção do seu próprio mundo, retirando-o das mãos do capitalismo e dando-nos a cada dia uma razão para olhar em frente.»

Um filme de: Claudio Carbone, Antonio Gori, Massimiliano Lanza, Leonardo Balestri.
Fotografia: Claudio Carbone
Desenhos: Mario Berillo
Edição: Leonardo Botta
Música: Moover
com a colaboração de Kairos elementikairos.org
Página Facebook: facebook.com/CielitoRebelde.VocidelMessicoresistente
Site: cielitorebelde.org
Trailer: vimeo.com/151901240