segunda-feira, 12 de junho de 2017

16 de Junho, 20h | Jantar :: Documentário sobre Audre Lorde :: Roda de conversa


Na próxima sexta-feira, dia 16, a partir das 20h, no Centro de Cultura Libertária, em Almada, o colectivo Rata Dentata organizará um conjunto de actividades. Após a realização de um jantar vegano, será exibido o documentário “Audre Lorde - The Berlin Years 1984 to 1992”, de Dagmar Schultz (Alemanha, 2012, 79’), que aborda a influência de Lorde na cena política e cultural alemã, no empoderamento das mulheres afro-alemãs e no questionamento do privilégio branco.

A exibição do documentário será seguida de uma roda de conversa que pretende constituir um espaço de (auto-)crítica sobre as narrativas hegemónicas brancas que têm invisibilizado identidades, corporalidades e lugares de outridade nas histórias/lutas feministas e queers; de partilha de experiências de aprendizagem com os feminismos negros ao nível das micro- e macro-políticas; e de reflexão sobre a importância dos feminismos negros para a acção política transfeminista, a resistência queer, as práticas anarquistas, entre outros.

16.06.2017 | Centro de Cultura Libertária | Almada
20h00 | Jantar vegano*
21h30 | Exibição do documentário “Audre Lorde - The Berlin Years 1984 to 1992” (Dagmar Schultz, Alemanha, 2012, 79’)
23h00 | Roda de conversa


* Contributo livre. Sugestão: 3,50.

(i) Condições de acessibilidade:

Para chegar a Cacilhas a partir de Lisboa é possível apanhar o barco no Cais do Sodré ou o comboio da Fertagus que inicia viagem em Roma/Areeiro, e depois fazer o transbordo para o Metro Sul do Tejo. Todos estes transportes estão devidamente adaptados para acolher cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Da estação intermodal de Cacilhas até ao Centro de Cultura Libertária vão cerca de 350 metros com uma inclinação ligeira e em piso aderente suave (Rua Cândido Reis).

Se houver condições meteorológicas favoráveis, as actividades serão desenvolvidas ao ar livre junto à entrada do CCL no rés-do-chão; contudo, é de ressalvar que a WC fica no 2º piso, cujo acesso se faz por escadas íngremes num corredor estreito, não existindo elevador, e que não dispõe de barras laterais de segurança nem permite a manobrabilidade de cadeiras de rodas, por exemplo. Existe, porém, uma WC pública com condições de acessibilidade na estação intermodal de Cacilhas e em alguns restaurantes da rua.

O jantar será isento de glúten, pelo que é adequado a celíacxs.

(ii) Lista solidária de apoio a presxs políticxs:

Durante estas actividades, estarão disponíveis zines, panfletos e outros materiais sobre (anti)especismo, carnismo, libertação animal, transfeminismo, anarco-queer, interseccionalidade, etc. Além disso, será disponibilizada uma Lista Solidária com informação sobre activistas que se encontram presxs actualmente, quer a nível nacional quer a nível internacional, e instruções sobre como lhes endereçar cartas de apoio.

Mais info:
Fb page: https://www.facebook.com/ratadentata/
Email: ratadentata@riseup.net
Blog: https://ratadentata.wordpress.com/